Conatus 2013


Área do Acadêmico

E-mail:
Senha:

Peninsula Papagayo: exemplo de ecoturismo na Costa Rica

Uma da mais aguardadas palestras do III Conatus é a de Manuel Ardón sobre Turismo Sustentável. Ele é diretor de operações da empresa Peninsula Papagayo, um destino altamente cobiçado na Costa Rica. Segundo a Yale University, o país ocupa o 5º lugar na clasificação mundial do Índice de Desempenho Ambiental de 2012, sendo 1º entre os países do continente americano. O Governo da Costa Rica pretende, ainda, ser o primeiro país neutral em carbono até 2021, no bicentenário de sua independência da Espanha.

Há uma rígida política costarriquenha para a conservação de seus elementos naturais, composto de cordilheiras e vulcões, reservas ambientais e planícies costeiras, além de praias no Pacífico e no Caribe. A beleza extraordinária da região atrai turistas de todas as partes do mundo, tornando-se uma das principais atividades econômicas. Relatórios do Intituto de Turismo da Costa Rica revela que em 2008 o país recebeu 2 milhões turistas estrangeiros, gerando uma receita de  US$ 2,14 bilhões.
 
É nesse cenário que a Peninsula Papagayo se mostra como um feliz case de ecoturismo, por conta de suas práticas de responsabilidade social, qualidade de vida, sensibilização da comunidade, gestão ética, cuidado e preservação do meio ambiente - méritos que já renderam uma série de prêmios à empresa. Como gostinho do Conatus 2013, assita aqui uma entrevista que Manuel Ardón cedeu para a Asociación Empresarial para el Desarrollo, em castelhano:
 
 

Tecnologia: Sistema Eventos