Conatus 2013


Área do Acadêmico

E-mail:
Senha:

Manuela Tambellini (Inea)


Turismóloga formada pela Faculdade de Turismo da Bahia e mestre em Ciência Ambiental pela Universidade Federal Fluminense, onde pesquisou sobre Mosaicos de Áreas Protegidas.
Realizou trabalhos na Ong Grupo Ambientalista da Bahia, participando de projetos como de Monitoramento do Programa de Desenvolvimento de Turismo do Nordeste – PRODETUR II e Chapada Diamantina Sustentável, onde é conselheira consultiva até hoje.
Trabalha no Instituto Estadual do Ambiente (Inea), desde a criação deste órgão em 2009, na Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas, elaborando e coordenando projetos para a implantação da visitação nas Unidades de Conservação (UC) estaduais do Rio de Janeiro. Entre os projetos coordenados estão: projetos executivos para implantação das trilhas e atrativos dos parques estaduais da Copa 2014; Fortalecimento e implantação da gestão do uso público para o incremento da visitação nos parques estaduais do Rio de Janeiro e Sistema de sustentabilidade da Ilha Grande e autonomia de custeio do conjunto de UC estaduais que a compõem.  É representante da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e do Inea no Conselho Estadual de Turismo do Rio de Janeiro. Liderou o reconhecimento do Mosaico Carioca e acredita que o ecoturismo é uma atividade estratégica e fundamental para atingir os objetivos das UC e a gestão integrada das áreas protegidas.

Tecnologia: Sistema Eventos