Conatus 2013


Área do Acadêmico

E-mail:
Senha:

Tema Turismo de Base Comunitária esquentou o Conatus


 

 

A mesa redonda "Turismo de Base Comunitária e gestão descentralizada" foi uma das apresentações que mais rendeu discussão no III Conatus. Após expor Um modelo de gestão descentralizada do turismo: a parceria entre a Secretaria Municipal de Turismo e o Conselho Municipal de Turismo de Bonito – MS, a secretária de turismo de Bonito, Juliane Salvadori, recebeu muitas perguntas do público.

 

A proteção social ao turismo, a oferta de cursos de qualificação à população local e o apoio a eventos locais foram destacados por ela como algumas ações da prefeitura no sentido de buscar se aproximar do turismo de base comunitária. Ela lembrou ainda, que aproximadamente 40% dos empregos em Bonito são diretamente ligados ao turismo, como forma de ilustrar o alcance que o turismo tem no município.

 

Uma das congressistas presentes, Adriana Matoso, realçou que um turismo de base comunitária não é aquele que emprega a população local, mas sim aquele em que a população local é empreendedora, dona dos negócios. Deu exemplos disso citando a comunidade de pescadores de Trindade - RJ. “Lá o barco é do caiçara, o camping é do caiçara, pousada, restaurante, tudo. Essa comunidade tem poder econômico menor que a de Bonito, o forte deles é a cultura que representam e que é tão valorizada.”

 

Para enriquecer o turismo de base comunitária em Bonito, Juliane sugeriu a criação de associações e maior envolvimento por parte da comunidade. “Todos os nossos guias de turismo hoje são microempreendedores. Eles podem, por exemplo, desenvolver outros produtos.”

 

A discussão contou também com a participação de Rui Barbosa da Rocha, do Instituto Floresta Viva, falando sobre como a cadeia do turismo está beneficiando as comunidades em Itacaré – BA e de Denise Carvalho, do ICMBio, falando sobre  um modelo de Turismo de Base Comunitária que está sendo construído para as unidades de conservação federais.  Confira as apresentações.

 

Que saber mais? O Ministério do Turismo lançou a publicação Turismo de Base Comunitária – diversidade de olhares e experiências brasileiras.


Tecnologia: Sistema Eventos