Conatus 2013


Área do Acadêmico

E-mail:
Senha:

Turismo de natureza ajudando na preservação de Parques Nacionais


Logo na abertura do congresso, Diego Cannestraci explorou a temática de visitação e Unidades de Conservação com a palestra Experiência de uso público na Argentina: lições a aprender, que mostrou que é necessária a abertura dos Parques Nacionais brasileiros para que o turista possa conhecer e, assim, valorizar e ajudar na sua preservação.

 

“Quando se fala em sustentabilidade, o foco costuma estar na preservação da biodiversidade. Mas pode ser pensando também como atividade econômica para a preservação”, comentou Diego. Ele contou que as atividades econômicas que sustentam os Parques Nacionais na Argentina são oriundas de apenas 10% deles, abertos para o uso público. “Apenas quatro dos 40 Parques geram renda para a sustentação própria e de todos os outros. Além de propiciar o conhecimento popular, legitimação e garantia da conservação da natureza.”

 

Manuela Tambellini deu o exemplo nacional em sua palestra Uso público nas Unidades de Conservação do Rio de Janeiro, reforçando a importância da visitação de áreas preservadas para a proteção da natureza, além de servir como um vetor de desenvolvimento sustentável regional. O projeto do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) prevê a gestão da visitação, infraestrutura física, fomento à sustentabilidade e comunicação.

Ambas as apresentações colocaram que ações de comunicação são fundamentais para o sucesso do turismo em Parques Nacionais, como uma boa sinalização e materiais com informações técnicas, como mapas e guias.


Tecnologia: Sistema Eventos